
O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quarta-feira, 26 de novembro, o pagamento da nona parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para os estudantes nascidos nos meses de maio e junho. Este programa federal destina-se aos alunos do ensino médio inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025. Para participar, os alunos devem estar matriculados na rede pública regular e possuir idade entre 14 e 24 anos, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles entre 19 e 24 anos.
A Caixa Econômica Federal, encarregada de administrar os recursos, revelou que aproximadamente 3,2 milhões de estudantes receberão o valor de 200 reais como parte deste benefício. O pagamento será concluído até a próxima segunda-feira, 2 de dezembro. Para ser elegível, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas e um Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular.
Os pagamentos do incentivo por frequência ocorrem até 2 de dezembro, seguindo os meses de nascimento. Beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro já receberam em 24 de novembro, enquanto aqueles nascidos em março e abril receberam em 25 de novembro. Já os nascidos em julho e agosto terão o crédito disponível em 27 de novembro, seguidos pelos de setembro e outubro em 28 de novembro. Finalmente, nascidos em novembro e dezembro recebem em 2 de dezembro.
“A Caixa Econômica Federal informou que as contas poupança são abertas automaticamente em nome dos estudantes.”
Os pagamentos são depositados em contas poupança criadas automaticamente na Caixa para cada estudante. Para aqueles com 18 anos ou mais, a conta já está desbloqueada para uso imediato, podendo utilizar o cartão virtual do programa, disponível no aplicativo Caixa Tem, para realizar compras e pagamentos.
Os alunos têm a opção de gerenciar suas contas no aplicativo Caixa Tem, incluindo a possibilidade de saque em caixas eletrônicos com identificação biométrica. Para menores de idade, a movimentação da conta precisa ser autorizada pelo responsável legal, com o consentimento possível tanto pelo aplicativo quanto em uma agência da Caixa.
O aplicativo Jornada do Estudante permite aos beneficiários consultar informações sobre o programa e os pagamentos.
Além disso, o aplicativo oferece acesso a detalhes sobre o currículo escolar, regras do programa e status dos pagamentos. Informações adicionais podem ser verificadas no Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.
A Poupança do Ensino Médio oferece quatro modalidades de incentivos. O incentivo-matrícula, pago uma vez por ano, recompensa a matrícula no início do ano letivo com 200 reais. O incentivo-frequência é concedido em nove parcelas anuais de 200 reais cada, vinculado a uma frequência escolar de 80%. O incentivo-conclusão, no valor total de 3 mil reais, é obtido ao concluir e ser aprovado em cada ano letivo, enquanto o incentivo-Enem premia com 200 reais aqueles que realizarem o exame ao final do ensino médio.
Os incentivos financeiros-educacionais podem alcançar o valor total de 9,2 mil reais por aluno ao término do ensino médio.
Lançado em 2024, o programa Pé-de-Meia busca aumentar a permanência e conclusão escolar de alunos de baixa renda. O MEC garante inclusão automática para aqueles que se adequam aos critérios, conforme dados verificados das redes estaduais e do CadÚnico.