O filme brasileiro 'O Agente Secreto' alcançou um marco significativo ao ser indicado em três prestigiadas categorias do Globo de Ouro 2026. A produção concorre a Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, enquanto seu protagonista, o renomado ator Wagner Moura, recebeu uma indicação na categoria de Melhor Ator. As indicações para a aguardada premiação foram oficialmente divulgadas nesta segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa-metragem tem sido amplamente aclamado pela crítica especializada, tanto no cenário nacional quanto internacional, acumulando recepção calorosa e elogios substanciais nos diversos festivais por onde passou ao longo dos últimos meses. A performance de Wagner Moura, em particular, tem sido um dos grandes destaques, levando muitos analistas do cinema a preverem que tanto o filme quanto o ator figurarão entre os indicados ao Oscar 2026.
Na concorrida categoria de Melhor Filme de Drama, 'O Agente Secreto' enfrentará uma forte seleção de produções internacionais. Entre os filmes que disputarão o cobiçado troféu estão 'Frankenstein', 'Hamnet: A Vida de Hamlet', 'It Was Just An Accident', 'Valor Sentimental' e 'Pecadores', prometendo uma disputa de alto nível no evento que celebrará o melhor do cinema e da televisão.
Paralelamente, na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o representante brasileiro medirá forças com outros longas de diferentes nacionalidades. Os concorrentes incluem 'It Was Just An Accident' (França), 'No Other Choice' (Coreia do Sul), 'Sentimental Value' (Noruega), 'Sirãt' (Espanha) e 'A Voz de Hind Rajab' (Tunísia), consolidando a presença internacional do cinema brasileiro em uma das categorias mais disputadas.
A performance de Wagner Moura como protagonista de 'O Agente Secreto' o coloca em uma lista seleta de talentos globais, reconhecendo seu trabalho em uma categoria de peso. Na disputa por Melhor Ator, ele terá como adversários nomes proeminentes da indústria cinematográfica, como Joe Edgerton, por 'Train Dreams', Oscar Isaac, por 'Frankenstein', Dwayne Johnson, por 'The Smashing Machine', Michael B. Jordan, por 'Sinners', e Jeremy Allen White, por 'Springsteen: Salve-me do Desconhecido', configurando uma competição de alto calibre.
O sucesso de produções brasileiras no Globo de Ouro não é inédito, refletindo a crescente visibilidade e reconhecimento da cinematografia nacional. Em um precedente recente, a atriz Fernanda Torres foi premiada com o Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, reconhecendo sua atuação no longa 'Ainda Estou Aqui', demonstrando o talento e a capacidade do Brasil de se destacar no cenário artístico mundial.