
Em uma ação realizada na terça-feira (18), policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) interceptaram, na rodovia MS-386 em Mundo Novo, dois caminhões Mercedes-Benz carregando 27.500 pacotes de cigarros vindos do Paraguai e 10 toneladas de agrotóxicos. Além disso, um Fiat Strada transportando 15 fardos de cigarros eletrônicos também foi apreendido.
Durante o bloqueio na via, conhecida como Estrada do Lixão, ao avistarem a presença dos agentes, os motoristas abandonaram os veículos e escaparam correndo por uma plantação de mandioca rumo a uma área de mata próxima. Uma busca com uso de helicópteros e apoio da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) foi empreendida, mas sem sucesso na captura dos suspeitos.
No interior dos caminhões, os policiais localizaram caixas contendo as mercadorias, que estavam acondicionadas em diversas sacolas. O valor estimado do material apreendido é de cerca de 12 milhões de reais, que foi direcionado para a Delegacia da Receita Federal em Mundo Novo para as devidas providências.
"Essa operação faz parte da estratégia contínua de proteção das fronteiras", destacou o departamento.
A intervenção ocorreu sob a égide do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A apreensão não só interrompeu a circulação de produtos ilegais, mas também reiterou o compromisso da operação em resguardar a segurança na região. As tentativas contínuas de contrabando sublinham os desafios enfrentados pelas autoridades, que permanecem em alerta máximo.
De acordo com as autoridades, tais ações são essenciais para "proteger a economia nacional e garantir a segurança do cidadão".
O DOF mantém um canal, disponível 24 horas, para que os cidadãos façam denúncias e busquem esclarecimentos através do número 0800-647-6300. Os esforços para intensificar a vigilância e conter o contrabando serão continuamente fortalecidos, com operações sendo regularmente executadas ao longo das fronteiras.